comentar
gargolado por westnelson, em 15.06.09 às 02:05 link do gargol | favorito

A propósito deste post, enchi-me de curiosidade e fui ver o que o site da CMN tem por lá em relação a este Ex-líbris da Nazaré. Apesar do pequeno texto, está lá sucintamente explicado tudo o que de grosso modo é ‘preciso’ saber sobre o ‘nosso’ elevador. Além da interessante história sobre aquele transporte, estão lá também algumas indicações técnicas que fazem deste elevador único em todo o mundo. Importa dizer, além dos 318 metros de extensão e dos 42% de inclinação, que a viagem tem a duração de 3 minutos, a uma velocidade de cruzeiro aproximadamente de 2m/Seg., sendo que, o triplo sistema de travagem faz deste mecanismo um dos mais seguros – Por exemplo: se o cabo de um dos ‘carros’ partir e a velocidade atingir os 2,5m/Seg., os freios actuam automaticamente imobilizando-o.

Todas as indicações técnicas e a resenha da história do mesmo, sendo um Ex-líbris a nível cultural, histórico e turístico, podia estar disponível em várias línguas para turistas e curiosos que ali se deslocam para tirar partido de uma das maravilhas desta terra, situação única para registarem em diversos clichés os mais variados ângulos sobre a vila e praia da Nazaré.  Podia, e deveria ainda, a CMN alargar o horário de funcionamento do ascensor, sem prejuízo. Afinal para que são precisos seis homens para colocar estrados na praia à razão de 45 minutos cada um? Para que são precisos 4 ou 5 homens para reparar um cano danificado? Façam a devida formação e coloquem o elevador a funcionar num horário mais alargado. Durante toda a noite, nem que fosse com viagens de meia em meia hora.  Aliás, iriam poupar ordenados, vulgo, alguns tachos temporários, que na altura do estio calham sempre aos mesmos, apesar dos concursos!

À saída da ‘gare da praia’ encontra-se um dos pontos mais negativos da vila: Existe um ponto de recolha de lixo doméstico que um iluminado qualquer resolveu ali colocar, dificultando a passagem com o agravamento do aspecto visual, odor nauseabundo (quase sempre), além de se encontrar danificado. Serve o mesmo para pessoas inconscientes colocarem todo o tipo de lixo e tralha a qualquer hora, ficando amontoado ao lado dos depósitos de recolha, dificultando ainda mais o acesso físico ao Ex-líbris, desencorajando a passagem, mostrando assim, como quem de direito despreza o turismo da vila. Mas, sobre esta porcalhada se dará conta noutra oportunidade.

Só mais uma coisinha à atenção daqueles que actualizam o site da CMN – Podiam colocar no site o horário de funcionamento do ascensor e ainda, rectificar o preçário indicado que está fora de validade há uns bons meses, apesar de ter a indicação de 'Tarifário para 2009'. Seria de bom-tom que o actualizassem o quanto antes. Nós agradecemos desde já. Obrigado!

 

Adenda - Depois do post e do alerta para o gabinete de imprensa da CMN, o qual tem a responsabilidade da actualização do site, foi rectificado o tarifário do ascensor. Agora sim, está conforme. Mais vale tarde do que nunca. Afinal sempre vale a pena fazer alguma coisa por mais insignificante que seja em prol da boa informação. Agora só falta lá colocarem o horário do mesmo.

 


westnelson a 24 de Junho de 2009 às 00:11
Claro que está, em Português, Inglês, Francês e Espanhol mas, no site do município, não em qualquer placard ou flyer. Se ler bem o que está escrito no post, caro "anónimo", a sugestão é informação disponível no próprio lugar, tanto na gare do Sítio, como na gare da praia. Isso está bastante claro de uma forma implícita na primeira frase do segundo parágrafo do post, não está?

Já agora. No site do município continua por emendar, na página onde estão os tarifários, – que foram rectificados graças a um simples blogger, os quais se soube depois que não eram alterados desde 2007, uma vez que não houve aumentos desde aí, e não de apenas alguns meses – as moradas das gares, aliás como fiz saber através de e-mail. A Gare da praia fica na Travessa do Elevador e não no Largo do Elevador, apesar desse largo ficar logo ali ao lado. Por inerência disso a morada do Sítio também está errada. Será essa no Largo do Elevador mas no largo do Sítio com o mesmo nome?

Linhas mestras

gargol@sapo.pt
Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
11
12
13

14
20

23
25
26
27

29
30


pesquisar no Gargol
 
gargoladas antigas