comentar
gargolado por westnelson, em 14.11.09 às 22:52 link do gargol | | favorito

O Grande acontecimento blogosférico do ano que se realizou de 9 a 12 de Novembro em Bucareste na Roménia, o World Blogging Forum, foi de tal modo importante que foi escolhido o parlamento da Roménia para se realizar com o alto patrocínio do Presidente da República, também ele orador na conferência de bloggers.

Dos vários assuntos abordados, já alguns deles foram, e continuam a ser, abordados na blogosfera Nazarena, aqui no nosso burgo, com maior ou menor intensidade, a nível nacional e internacional, como foi o caso desta conferência. São questões que nos afectam a "todos", enquanto internautas, enquanto bloggers.

Da conferência saiu um manifesto sob o título de "Constituição de Bloggers", um texto simbólico que define algumas regras de conduta.

Deste documento, nada do que lá está me surpreendeu, abordando os assuntos quase sempre de fora para dentro. Era importante que abordasse os temas de uma forma mais concreta e também de dentro para fora. O texto, apenas simbólico, peca por escasso. Esperava mais, muito mais, uma vez que lá estavam, segundo a lista dos presentes, trinta grandes bloggers. Esperava uma elaboração mais cuidada e abrangente. Contudo, não deixa de ser um bom ponto de partida para que os bloggers comecem muito seriamente a pensar no bem que têm entre mãos, tantas vezes mal tratados pelos próprios utilizadores. Sim, porque não são só os outros - estados e outras formas de tentativa de imposição de limitações (fora para dentro) - que os tratam mal, os próprios utilizadores muitas vezes abusam. Mas isso ,são as questões de dentro para fora, bem mais mesquinhas, que não foram tratadas na conferência. Assim, na minha perspectiva há que continuar a agir com bom senso, tão simples quanto isso. Nada mudou além do passo em frente, o ponto de partida.

The Blogging Constitution





Copyright Gargol 2013 | linhas mestras | gargol@sapo.pt

eXTReMe Tracker






Linhas mestras

gargol@sapo.pt
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13

15
16
17
20
21

22
26
27

29


pesquisar no Gargol
 
.
gargoladas antigas