comentar
gargolado por Westnelson, em 11.01.09 às 11:59 link do gargol | | favorito

O Gargol era um projecto há muito pensado, mas arrumado na gaveta. Finalmente avançou com determinação para colocar no mesmo espaço virtual vários bloggers da Nazaré independentemente da cor política, cor clubista, religião, fanatismos e, muito importante, independentemente da orientação sexual... he he he…!

 

Um gargol, para quem tem o livro das Expressões da Nazareth, está lá muito bem explicado pelo autor, Armando Macatrão. O nome do blog que na realidade é um substantivo, significa o conjunto das «bolhas de ar emitidas por peixes que passam em conjunto pelo fundo do mar. O gargol indicia ao pescador que há cardumes no local onde ele se encontra a pescar. Sem a tecnologia electrónica de detecção de cardumes que existe hoje, os pescadores de antigamente recorriam ao método tradicional que consistia em avistar o gargol à superfície da água, método esse designado por “A ver à proa”, para lançarem as suas redes ao mar com alguma certeza. Quando um pescador estava “a ver à proa”, estava literalmente na proa do barco com os olhos fixos na água, procurando avistar sinais de um gargol.»

 

O gargol neste caso é o próprio blog, ou seja , é o conjunto dos posts com as ideias, opiniões, constatações, etc… que cada blogger emite. São estas as bolhas de ar que na blogoesfera Nazarena serão emitidas pelos vários bloggers que aqui escreverão. O Gargol, é um blogue apostado na reflexão e na análise dos mais diversos temas relacionados com a actualidade a todos os níveis na Nazaré e fora dela, sem receio de exprimir convicções nem de confrontar opiniões numa sociedade onde se regista um défice permanente de debate.

 

1. É um blogue que considera o exercício da crítica um valor permanente numa sociedade democrática.

2. É um blogue que acompanha os assuntos que o autor de cada post bem entender, numa perspectiva aberta e sem fanatismos. Todos os aspectos relevantes da vida quotidiana merecerão a nossa atenção.

3. É um blogue aberto a comentários, que pretende acolher e estimular, na convicção de que a interactividade com os leitores é indissociável neste meio de comunicação, mas, sem confundir a livre troca de ideias com a tolerância perante insultos ou expressões difamatórias, que não terão aqui acolhimento.

4. É um blogue que acredita na diversidade de ideias, sem extremismos de qualquer espécie, e que congrega autores oriundos de diversas áreas profissionais mas com um ponto comum de ligação - a Nazaré.

5. É um blogue que considera a língua portuguesa um património a defender e a preservar e que vai tentar dar um bom uso a esta ferramenta de comunicação.

6. Aos co-autores deste blog pede-se moderação nos termos usados na edição de posts assim como o cuidado nos aplicativos colocados nos mesmos, não sobre-carregando-os com imagens seguidas página abaixo, vídeos colocados de maneira desenfreada e outros como slideshows, etc... Use na maioria dos seus posts a base textual. As imagens serão o ponto de apoio aos posts. Em alternativa poderá usar-se links de apoio.

 

Para  todos os co-autores e visitantes do Gargol os meus cumprimentos e o meu obrigado.





Copyright Gargol 2013 | linhas mestras | gargol@sapo.pt

eXTReMe Tracker






Linhas mestras

gargol@sapo.pt
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

14
16

19
20
22
24

26
29
31


pesquisar no Gargol
 
.
gargoladas antigas