comentar
gargolado por calhalhurra, em 21.10.09 às 23:35 link do gargol | | favorito

As calçadas da Av. da Independência (lado direito de quem sobe) estão em muito mau estado e claro que este facto tem a ver com a quantidade de água que vem das áreas que ficam a maior cota de altitude. Era de prever! Quando se licenciam urbanizações que ocupam milhares de metros quadrados de terreno, tornando-o impermeável, e não se tem o cuidado de dimensionar as condutas de saneamento básico (neste caso de águas pluviais) de forma a escoar a água que até aí se infiltrava nos terrenos e corria livremente pelos seus próprios canais subterrâneos (vide Rio Novo por trás do antigo bar do Peixe, antigo leito de curso de água ou Areal onde hoje está implantada a escola Amadeu Gaudêncio, antiga nascente de água que abastecia a vila e, ainda mais antigo curso de água do denominado rio da Areia) e, também não há o cuidado de "assentar" as referidas condutas em suportes sólidos e fixos, estas, devido a movimentos de terras provocados por pequenos sismos e/ou acção do Homem (por exemplo, trepidação derivada do trânsito próximo feito por veículos pesados) movem-se quebrando ou abrindo fendas por onde sai a água nestes dias de forte intensidade pluviométrica e de maior pressão dentro das condutas. Naturalmente que as águas vão procurar o seu próprio caminho, subterrâneamente, ou, assim que podem, à superfície, movidas unicamente pela força da pressão da água e da força da gravidade. Este fenómeno resulta em grandes buracos e abatimento do asfalto que cobre as condutas (vide caminho fronteiro à escola Amadeu Gaudêncio e Externato. Com tão excelente planificação das novas urbanizações, óptima aprovação dos serviços competentes, melhor execução e fiscalização das referidas obras, era de prever! Aliás é um problema que afecta sempre a parte baixa da vila. Também é verdade que o problema nesta área já foi mais complicado, mas não é admissível que continue a acontecer. Ainda por cima, faz-se publicidade política dizendo que muito do dinheiro gasto pela edilidade e de que tantos falamos e nos preocupamos, foi gasto em infraestruturas subterrâneas. daquelas que nenhum político gosta de fazer porque não se vê e são de difícil justificação. De resto como está à vista!

P.S.: Quero agradecer a WestNelson por me ter convidado a participar neste blog. Espero que a minha participação contribua para a discussão de assuntos interessantes e importantes para todos nós que habitamos este cantinho do paraíso.


aiagarb a 22 de Outubro de 2009 às 03:38
Bem parece que todos os anos se gasta tanto em resolver este tipo de problemas. Parece tambem então que todos os anos a mae natuzeza manda um pouco mais só pra mostrar que se gastou pouco.

Pode ser que para o ano a vitoria seja do betão . . .  ou dai talvez não. lol

Abraço

calhalhurra a 22 de Outubro de 2009 às 21:26
Obrigado amigo aiagarb (pseudónimo de Bragaia?) pelo comentário. Não entendi muito bem onde quer chegar. Explique-me por favor, como se eu fosse muito burro! Abç.

aiagarb a 23 de Outubro de 2009 às 18:51
Bem antes demais está correcto quando diz que aiagarb é pseudónimo de Bragaia. Aiagarb é apenas uma persona. lol

Bem em relação ao meu coment, acho que apenas se trata de um desperdício de dinheiros quando se insiste, em que ano após ano, se gastem horas de trabalho, e material a tentar remendar o que já vem sendo uma ferida aberta, a má ordenação do crescimento da nossa terra.
Acho que seria evitável as lamentáveis saídas dos bombeiros por exemplo para apagar cheias (está fez-me rir). Ou evitar que os funcionários da camara andem de rabo para o ar a desentupir sarjetas.

Assim seria muito mais bonito e eficaz, e para já não dizendo propaganda politica, a prevenção. Isto com programação de limpeza de sarjetas, condutas e afins e na construção de infraestruturas capazes e eficazes.


Ps. faço este coment com vista a discutir com quem se interresse pela Nazaré e sem qualquer intenção politica, entenda-se.

paleco a 1 de Janeiro de 2010 às 11:50
Com tanta chuvada na passagem de ano, nem sei como tudo se aguentou quase com toda a normalidade. Bom Ano.




Copyright Gargol 2013 | linhas mestras | gargol@sapo.pt

eXTReMe Tracker






Linhas mestras

gargol@sapo.pt
Outubro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9

11
15
17


27
28
30


pesquisar no Gargol
 
.
gargoladas antigas