comentar
gargolado por westnelson, em 16.08.09 às 02:51 link do gargol | favorito

Análise dos primeiros cem votos online

 

Tendo em conta a pequena amostragem dos primeiros 100 votos online a partir deste blog, com todas as condicionantes que uma amostragem destas possa ter, e são muitas, não quero deixar de apontar aquilo que todos já sabíamos antecipadamente:

 

O CDS neste momento na Nazaré é uma força política praticamente inexistente; vai haver uma luta de segundo plano, apesar de tudo, importante, pelo campeonato dos segundos entre a CDU e o BE; Para tomar as rédeas dos destinos da autarquia vai ser uma luta renhida e interessantíssima entre o PSD, há 16 anos no poder local Nazareno, e o PS lider da oposição.

 

É a sondagem possível, isto, apesar daqueles que logo vieram a terreiro em blogs da Nazaré puramente políticos e em comentários anónimos, dizer mal e criticar pelo facto de decorrer este tipo de sondagem. Se calhar não está a correr como o pretendido. Todos sabemos que este tipo de sondagem não é o mais credivel, mas sempre nos poderá dar uma indicação, por mínima que seja, sobre aquilo que nos espera. Ao contrário daqueles a que me refiro neste post, isto é um pequeno esforço da parte de um blogger que, pelo menos, tenta contribuir com algo, nem que seja com este tipo de iniciativas que em nada prejudica quem quer que seja, pelo contrário.

 


Blits a 16 de Agosto de 2009 às 14:44
Em que sondagem é que observas-te uma luta renhida entre PS e PSD?

West a 16 de Agosto de 2009 às 15:30
Sim, eu sei que o PSD, aqui, vai à frente, mas tem de se dar o devido desconto, com tudo o que isso terá de mau para uma sondagem destas, que, reconheço, não ser a mais viável, como explico no próprio post. Assim terei de dar sempre um desconto, enquanto as diferenças não forem substancialmente grandes. Reconheçamos que assim é. Daqui para a frente se verá.

Blits a 17 de Agosto de 2009 às 18:21
Entendo que tinhas as melhores intenções ao fazer esta sondagem, mas quando o PS no seu blogue a noticiou da forma que o fez, colocando-se em bicos de pés, acabou por a desvirtuar.

westnelson a 18 de Agosto de 2009 às 02:26

Aqui nada foi desvirtuado. O PS analisou a amostra da maneira que quis, se calhar correctamente à luz dos menos dos 40 votos que a amostragem tinha na altura, enquanto este post é uma análise “por alto”, não rigorosa, como deve ser encarada, aos primeiros 100 votos. Se calhar aos 150 ou 170 votos a leitura da amostra terá de ser diferente, quem sabe? Logo se verá.
Digo mais uma vez, esta sondagem vale o que vale, a intenção conta, e o resultado em evolução, também, nem que seja para quem não está contente com os resultados, entretanto apurados, vir aqui e, em outros sítios, escrever contra ela. Há que ter coragem e assumir que, apesar de ser uma “sondagem de clics”, se calhar está a transmitir o que realmente pensa a população da Nazaré... ou não!
Por mim, tenciono analisar a sondagem de um modo despreocupado, e não rigoroso ao ponto de fazê-lo pelo “número de votos”, a não ser que as diferenças sejam tão grandes que das duas uma – ou alguém consegue furar o “esquema” e o CDS salta de último para primeiro, como já tentaram fazer (confessaram-mo), ou então, a população internauta que aqui vem clicar , tem mesmo uma palavra a dizer no dia das autárquicas.
Conselho: Não levem tão a sério uma amostragem de um simples blog que pode estar errada. Pode fazer-vos mal à saúde!

Blits a 18 de Agosto de 2009 às 14:31
Parece que gostas muito de opinar sobre tudo o que te rodeia mas não gostas que opinem sobre as tuas opiniões. Posso não estar correcto naquilo que comentei mas tentares com isso ligar-me a algum partido é incorrecto da tua parte. E vou seguir o teu conselho e dar mais importancia a outras coisas e deixar de vir aqui.
Assim não vais fazer muitos amigos.

 

westnelson a 18 de Agosto de 2009 às 15:06
Opinar sobre o que me rodeia é um direito que me assiste como cidadão de um país livre. Assim o farei sempre que me der na real gana, desde que não ofenda ninguém, está tudo bem. Sobre as minhas opiniões, quem as quiser comentar é livre de o fazer, por isso os meus blogs aceitam comentários. Agora, tenho o direito de as rebater e opinar também sobre as opiniões dos outros, a isto chama-se discussão, defender a nossa ideia. Parece que há quem não está a entender isso. Até agora, esta "conversa" feita de  comentários  tem sido uma boa discussão... pelo menos apresenta dois tipos de pontos de vista diferentes. Isso em democracia é bom. É por isso que cada um faz o que quer e diz o que pensa, tendo sempre em conta que a nossa liberdade pára onde a dos outros começa.

Linhas mestras

gargol@sapo.pt
Agosto 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11

18
22

23
24
26
27
28
29

30
31


pesquisar no Gargol
 
gargoladas antigas